5 dicas para investir em imóveis na cidade certa

  • Nima
  • Condomínio
5 dicas para investir em imóveis na cidade certa

Tempo de leitura: 

3 minutos

Investir em imóveis é uma alternativa segura para aplicar o seu dinheiro, afinal, o mercado imobiliário é rotativo e a compra de patrimônios um negócio tradicional e que oferece ótimos retornos. Alguns fatores contribuem para a valorização do imóvel escolhido, como a localização, a segurança e a infraestrutura do local.

Outra condição que nem sempre é considerada, mas que deve chamar a atenção é a cidade em que o imóvel está e que vai receber o seu investimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a investir na cidade certa:

Pesquise o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é um dos principais indicadores da qualidade de vida do município. Ele se baseia em três dimensões: longevidade, apontando a garantia de ambientes saudáveis e uma saúde de qualidade; educação, buscando o acesso ao conhecimento para o desenvolvimento pessoal de cada cidadão; e, por último, a renda, responsável por nos dar acesso a necessidades como casa, comida e água.

Você pode pesquisar o IDHM da sua cidade em atlasbrasil.org.br, uma plataforma fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).

Esteja atento ao déficit habitacional

Responsável por calcular o percentual de cidadãos sem residência ou que moram em situação precária, o déficit habitacional aponta as necessidades de novas moradias que podem solucionar problemas sociais, principalmente de habitação.

Ele é calculado com base em quatro componentes: o primeiro se refere às habitações improvisadas, como barracas e carros; o segundo é a coabitação familiar, que acontece quando duas ou mais família convivem em um mesmo ambiente; o terceiro é o ônus excessivo da precificação de alugueis para famílias que possuem um orçamento mensal de até três salários mínimos e usam pelo menos 30% do valor com o aluguel; já o quarto é a quantidade excessiva de pessoas por dormitório.

O déficit habitacional pode ser consultado por região, bairro, cidade ou estado. A importância de se atentar ao indicador está relacionada com a qualidade de vida, segurança e bem-estar.

Procure sobre o mercado de trabalho local

Ao procurar sobre o mercado de trabalho local, vale dar atenção a dois pontos principais: o desemprego e a oferta de empregos. Ambos os índices apontam para o desenvolvimento da região, principalmente se há atividades que garantem esse progresso, como polos tecnológicos, industriais, universitários e até mesmo militares.

Analise o potencial de desenvolvimento da cidade

A análise pode considerar o quão desenvolvida a cidade já é e quanto ela ainda pode crescer. Grandes centros urbanos que já contam com uma estrutura mais preparada geralmente apresentam preços por m² mais altos, justamente pelo desenvolvimento elevado.

Já cidades menores apresentam a oportunidade de comprar um imóvel com um preço mais baixo e revendê-lo ou alugá-lo por um preço mais elevado se considerando o desenvolvimento do município ao longo dos anos. Entretanto, a análise se torna importante para essa tomada de decisão, já que o crescimento municipal não é uma promessa.

Estude o mercado imobiliário do município

Dê uma olhada nos índices do mercado imobiliário do município ou até mesmo observe a quantidade e o trabalho das imobiliárias. Comece pesquisando pela quantidade de imóveis disponíveis para venda ou aluguel, comparando valores e até mesmo a infraestrutura oferecida, assim você consegue ter um panorama do mercado.

O potencial de investimento de Santa Maria

De acordo com o Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul, Santa Maria é a quarta cidade gaúcha com o maior potencial para investimentos no mercado imobiliário, se enquadrando como forte potencial de investimento para imóveis de alto, médio e baixo padrão. A pesquisa é realizada entre 496 municípios do estado, com exceção de Porto Alegre.Em 2015, a Boca do Monte ainda foi classificada como o 79º melhor lugar do país para investir em imóveis, levando em consideração a concentração de estudantes, militares e funcionários públicos, o que garante uma boa média de renda para a cidade.

O empreendimento mais recente da Construtora NIMA é uma ótima opção de investimento: o Residencial Saturno está localizado no centro de Santa Maria, próximo a uma das principais Universidades do município. Conheça mais sobre o empreendimento perfeito para investir e especial para viver aqui.