5 dicas para sair do aluguel e comprar um imóvel

  • Nima
  • Condomínio
5 dicas para sair do aluguel e comprar um imóvel

Tempo de leitura: 

2 minutos

Sair do aluguel é o sonho de muitos e pode estar mais próximo de se concretizar do que você imagina. Comprar um imóvel exige não só uma vasta pesquisa para achar o lar ideal para você e a sua família, mas planejamento e economia, por isso, preparamos algumas dicas para você tornar o seu desejo realidade o quanto antes!

1- Planejamento financeiro

Quando falamos de imprevisto, falamos de pequenas surpresas que não contávamos no meio do caminho. Um bom planejamento financeiro pode te salvar e ter um bom dinheiro no futuro.

A dica é fazer essa organização em uma planilha. Primeiro, veja quanto você pode gastar sem ficar no negativo ou com um baixo orçamento. Liste todos os seus rendimentos e principalmente gastos, grandes ou pequenos, e até mesmo aqueles que podem aparecer de surpresa. Inclua desde as contas mensais até aquele dinheiro que você usa para a noite da pizza.

Depois de organizar todos os seus gastos, é importante definir suas metas de acordo com a sua realidade.

2 - Economize ao máximo

Às vezes, as metas também determinam o quanto você deverá economizar: seja quitando as dívidas ou tirando alguns gastos supérfluos.

Se planejar financeiramente para a compra de um imóvel também pode envolver repensar seu estilo de vida e abrir mão de coisas como roupas novas, um jantar diferente, adiar aquela viagem desejada e até desviar de uma compra por impulso.

3 - Pés no chão: considere sua realidade ao procurar imóveis

É importante se atentar à sua realidade não só na hora de se planejar financeiramente e traçar metas, mas ao procurar imóveis.

Além de escolher um lugar que caiba no seu bolso sem comprometer seu orçamento, é importante considerar as características do imóvel e da região, e dar preferência pelas que acabam beneficiando as necessidades da sua família. Por exemplo, morar perto da escola dos seus filhos ou do mercado já pode poupar na gasolina do futuro.

Uma dica para a hora da procura por imóveis é visitar os seus favoritos mais de uma vez, conhecendo a região durante uma caminhada e verificando como a vizinhança se comporta.

4 - Mantenha suas contas pagas em dia

Pode até parecer óbvio, mas manter suas contas em dia te ajuda não só a seguir o seu planejamento financeiro, mas te auxilia dependendo da forma de pagamento escolhida.

Esteja certo que você pode continuar arcando com as suas despesas e pagar o financiamento do seu novo lar, por exemplo. É importante que você não se esqueça das demais obrigações financeiras e seja surpreendido com novas contas.

5 - Escolha a melhor forma de pagamento para você

Por último mas não menos importante, escolha a melhor forma de pagamento para você, a que melhor se encaixa no seu bolso. Seja por financiamento, consórcio, à vista ou por permuta, avalie cada uma de acordo com o planejamento feito por você lá no início.

Comprar um imóvel na planta é uma alternativa para quem não tem pressa e quer se programar para a mudança com calma, além da valorização a longo prazo. O Residencial Saturno será entregue em maio de 2022 e você pode conhecer mais sobre ele aqui.