Água da chuva: como utilizar esse recurso de forma otimizada

  • Nima
  • Imóvel Sustentável
Imóveis sustentáveis: aproveitamento de água da chuva

Tempo de leitura: 

2 minutos

Embora todos nós possamos perceber o valor deste recurso natural insubstituível, apenas alguns tomam medidas para evitar desperdiçá-lo e garantir que ele seja usado de forma otimizada. O sistema de aproveitamento da água da chuva é um método extremamente eficaz na conservação hídrica. Esse processo recolhe e filtra a precipitação para que possa ser aproveitada, posteriormente, para diversos fins. Saiba mais sobre a importância dessa alternativa:

Economia

Utilizar esse sistema em um imóvel, especialmente quando há jardins, lavanderia e animais de estimação pode gerar uma redução da sua conta de água. A água pode ser filtrada apenas para retirada de impurezas e, logo, pode ser usada para fins como irrigação, limpeza e descarga de vasos sanitários. É importante observar que a água da chuva não é ideal para beber e tomar banho, mas pode ser utilizada para diversas outras utilidades. Como esse método é realmente fácil e não requer nenhum equipamento avançado de alta tecnologia, é uma opção financeiramente viável.

Equilíbrio Ecológico

Cada vez estamos mais cientes da nossa responsabilidade com o meio ambiente. E para ter certeza de que estamos contribuindo com o equilíbrio ecológico, precisamos conhecer de que forma o uso dos recursos naturais no cotidiano interferem no planeta (Conheça mais vantagens de imóveis sustentáveis). Normalmente, desperdiçamos uma grande parte da água em comparação com a quantidade que realmente usamos. Por exemplo, ao dar descarga em um banheiro, ao irrigar o gramado, lavar carros etc., tanto o consumo quanto o desperdício da água são enormes. Assim, podemos equilibrar esse desperdício de água utilizando a água da chuva para executar essas tarefas.

Uso ideal da água

Erroneamente, costumamos utilizar a água tratada para vários fins que poderiam ser realizados com a água da chuva. Utilizar esse recurso provindo do sistema de coleta da chuva é uma forma viável de otimizarmos o uso de recursos naturais e limitarmos o desperdício que ocorre quase que diariamente.

Esperamos que as informações trazidas acima ajudem você a entender a necessidade e a importância da coleta de água da chuva. Visto que isso nos beneficia de diversas formas, especialmente enquanto cidadãos preocupados com o meio ambiente (Saiba também como funciona o sistema de energia solar). Então, se você está procurando um imóvel que lhe ofereça todos esses benefícios, deve conhecer os empreendimentos da Construtora NIMA clicando aqui.

Fontes de informação