Centro ou Bairro: Saiba como escolher o bairro ideal

  • Nima
  • Condomínio
  • Comprar
  • Empreendimento
bairro ideal

Tempo de leitura: 

2 minutos

Qualidade de vida e bem-estar são alguns dos motivos que levam a busca por um novo imóvel, e escolher o bairro ideal também faz parte desse processo. A atenção aos detalhes e o preenchimento de alguns requisitos são formas de não errar nessa espécie de triagem.

Seja no Centro da cidade, com pontos mais comerciais, em bairros residenciais, boêmios ou até mesmo próximos a instituições de ensino, Santa Maria oferece um leque para quem vai se mudar. Separamos algumas dicas que podem ajudar você a escolher o bairro ideal do seu próximo investimento!

Proximidade com as suas necessidades

Um dos primeiros passos é colocar as suas necessidades e as da sua família na balança.

Morar próximo ao seu trabalho ou a escola das crianças, por exemplo, pode facilitar muitas situações do cotidiano, além de te possibilitar ganhar mais tempo durante o dia.

É importante pensar, também, como você e a sua família se locomovem pela cidade, afinal, se preferem bicicletas, transporte público ou uma caminhada curta, é importante contemplar as possibilidades da localização nova.

Pense na sua rotina e no que mudaria na casa nova: o que pode melhorar e o que você gostaria que não mudasse.

Infraestrutura

A infraestrutura de um bairro conta muito na qualidade de vida de quem reside ou trabalha nele.

Verifique a iluminação pública e a estrutura das ruas, a situação do saneamento básico e leve em consideração, inclusive, as praças e parques ao redor. Nada melhor do que uma caminhada no final da tarde ou um piquenique no fim de semana – atividades perfeitas e mais frequentes em bairros centrais.

Mercados, farmácias e padarias também são pontos positivos ao escolher o bairro ideal. Contar com serviços que tornam o cotidiano mais prático perto de casa é sinônimo de bem-estar.

Vizinhança

E se você conhecesse um pouco da vizinhança antes de decidir se mudar?

Realizar visitas esporádicas ao bairro, se possível, em horários alternados, é uma ótima maneira de conhecer previamente os seus possíveis futuros vizinhos. Observe os hábitos e o perfil das pessoas que residem ali. Se você procura uma vida mais tranquila e sem muito movimento, talvez o Centro não seja o melhor lugar, por exemplo.

Aqui, vale também conversar com os moradores, afinal, ninguém melhor para falar sobre um bairro do que quem já vive nele.

Localização

Além dos pontos que listamos, também é importante se atentar a alguns pontos que se relacionam diretamente com a localização do bairro. Confira 3 dicas para avaliar a localização de um imóvel.

Seja para um cotidiano mais movimentado e próximo ao Centro ou um mais calmo e tranquilo, a NIMA tem o empreendimento perfeito para você. Conheça o Residencial Draco e o Residencial Saturno aqui.