Decidi comprar um imóvel e agora? Os primeiros passos

  • Nima
  • Condomínio
  • Empreendimento
  • Comprar
Os primeiros passos depois de comprar um imóvel

Tempo de leitura: 

4 minutos

Depois de avaliar o melhor momento para comprar um imóvel e finalmente ter as chaves da sua propriedade em mãos, chegou a hora de planejar os próximos passos e a mudança.

A euforia de concretizar um sonho pode ser muita neste momento, mas é preciso se atentar a algumas burocracias antes de se instalar. Dessa forma, você garante mais conforto e praticidade para a sua família no seu novo lar.

Registro do imóvel

Antes de tudo, é importante se atentar às documentações pendentes após a compra, começando pela escritura do imóvel, que oficializa a sua transferência.

Trata-se de um documento público oficial elaborado pelo cartório de notas que tem a finalidade de validar a negociação entre as partes. Se a compra foi feita à vista, a escritura deve ser feita em um tabelionato de notas, entretanto, no caso de um financiamento, apenas o contrato bancário já substitui o documento.

Além da escritura, também é importante se atentar ao ITBI, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que só é cobrado quando a compra é realizada por “inter vivos”, ou seja, por pessoas vivas onde a transação seja a título oneroso, por exemplo, o ato de compra e venda. O ITBI não é cobrado em situações de doações ou de heranças. O valor é pago ao município sempre que ocorre uma transferência imobiliária. A oficialização do processo só é feita depois da confirmação do pagamento do ITBI.

Comece por uma vistoria

Com quase todas as burocracias certas, comece por uma vistoria no imóvel. Certifique-se de que as peças já instaladas estão em boas condições ou como informado pelo vendedor.

Cheque as janelas, portas, fechaduras, pisos e azulejos. Também verifique se há rachaduras, infiltrações ou manchas nas paredes, atentando-se aos pequenos detalhes.

A vistoria é importante para evitar problemas futuros e que o antigo proprietário entregue o imóvel com possíveis irregularidades. O melhor horário para checar tudo é durante a manhã, aproveitando a luz natural.

É importante lembrar, também, de trocar o miolo da chave da porta de entrada, já que o antigo proprietário ou a imobiliária têm cópias da chave do imóvel. Para garantir ainda mais segurança, a dica é instalar um olho mágico.

Revise seu orçamento

Um dos primeiros e principais passos também é revisar seu orçamento. Verifique quanto você ainda pode gastar antes da mudança, assim, você consegue se planejar com antecedência para possíveis imprevistos.

Com o orçamento revisado, você consegue ter noção do quanto poderá dispor para compra de móveis novos, a decoração do seu apartamento e possíveis reformas ou reparos que deseja realizar.

Leia também: Quais as melhores formas de comprar um imóvel?

Em seguida, agende a instalação de energia, água e, se necessário, gás

Planejar a decoração, organizar o seu novo lar e fazer a mudança sem energia e água pode dificultar um pouco o processo. Por isso, agendar a instalação de energia, água e, se necessário, de gás antes de iniciar levar seus pertences é um dos primeiros passos.

Caso você não seja o primeiro dono do imóvel, peça à companhia da sua região para ligar e transferir a conta de luz para o seu nome.

Inicie os pequenos reparos

Caso não seja o primeiro morador, é possível que o imóvel necessite de um ou outro reparo que provavelmente foi identificado durante a sua vistoria. Aproveite a etapa dos pequenos reparos para pintar as paredes com as cores que preferir, instalar tomadas novas, o varal da lavanderia e até eletrodomésticos como a coifa ou o depurador da cozinha. É mais fácil realizar esses ajustes antes de levar seus móveis ao novo endereço.

Marque a instalação da TV, telefone e Internet

Quase tudo pronto para a mudança? Pode ficar ainda melhor se você já chegar na sua casa nova conectado! Solicite a instalação da Internet e, se for o seu caso, da TV por assinatura. Se você já for assinante de alguma empresa, peça a transferência dos serviços e cobranças para o seu novo imóvel.

Planeje a decoração e organize sua mudança

Agora basta planejar os ambientes do seu novo lar e pensar como deixá-lo com a sua cara. Reveja quais móveis serão aproveitados e faça uma lista dos itens que precisarão ser comprados de acordo com o que você identificou que ainda pode gastar ao revisar o seu orçamento.

Para organizar a mudança, vale procurar caixas que podem ser reaproveitadas em mercados ou lojas de departamento. Guarde seus pertences por cômodo e deixe marcado em cada caixa o que há dentro: louças da cozinha, coisas do escritório, etc, assim, você pode desempacotar de acordo com cada ambiente.

Caso prefira não contratar uma empresa especializada para mudança, solicite a ajuda de amigos e parentes próximos para que o processo seja mais rápido.

Aproveite seu novo lar

Devidamente instalado, agora é só aproveitar seu novo lar! Conheça as regras do seu condomínio e se apresente aos seus novos vizinhos. Se ainda está à procura do imóvel ideal, conheça os empreendimentos da NIMA clicando aqui.