Imóvel sustentável: o que é e quais suas vantagens

  • Nima
  • Condomínio
  • Comprar
  • Empreendimento
imóvel sustentável

Tempo de leitura: 

3 minutos

Preservar o meio ambiente é prezar por um futuro com qualidade de vida, investir em um imóvel sustentável é escolher tecnologia, bem-estar e respeito à natureza.

É comum escutar sobre sustentabilidade nas mais diversas áreas do nosso cotidiano, afinal, estamos sempre buscando formas inteligentes de gerar menos impacto no planeta. Essa preocupação também se estende ao mercado imobiliário, que busca formas mais limpas de construção sem deixar de lado o conforto de empreendimentos atuais e pensados detalhadamente.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, optar por alternativas sustentáveis na hora da obra valoriza ainda mais o imóvel. Saiba mais sobre as green buildings (construções verdes) e suas vantagens na hora de escolher seu próximo lar ou investimento.

O que torna um imóvel sustentável?

Um imóvel sustentável considera a questão ambiental desde o planejamento até a pós-entrega. Além da escolha por materiais mais sustentáveis e que gerem menos resíduos, também preza-se por formas de tornar aquele empreendimento mais verde, como o uso de energia solar, que tem crescido pelo Brasil.

As novas formas de gerar recursos como energia e água é um reflexo da busca pelo não esgotamento deles no futuro. Quando um empreendimento oferece painéis de energia solar ou reaproveitamento da água da chuva, por exemplo, oferece também segurança e economia para os moradores.

Por que escolher um imóvel sustentável?

Por falar em economia, essa é uma das grandes vantagens de um imóvel sustentável. Como a energia e a água geralmente são geradas por recursos próprios, a redução de gastos reflete no valor do condomínio. Também vale considerar o maior retorno a longo prazo do investimento: o reaproveitamento de recursos naturais.

Empreendimentos ecológicos também oferecem mais qualidade de vida. Eles costumam ser construídos em áreas mais arborizadas ou valorizar mais o verde presente ao redor e dentro do condomínio. Fatores como a iluminação natural e a circulação de ar fresco também são levados em conta.

Com a preocupação pelo meio ambiente, também cresce a procura por construções mais conscientes e imóveis sustentáveis. As características limpas de um imóvel são pontos que o valorizam no mercado.

3 características de um empreendimento sustentável

Conheça algumas das particularidades que compõem uma green building na prática:

Captação de água da chuva

Por mais que o Brasil seja um país privilegiado quando se trata de concentração de água doce, não podemos deixar de considerar a distribuição desse recurso. Pensar o uso racional da água levou a NIMA a buscar alternativas que não só promovem o seu uso inteligente, mas a economia na conta de água.

A captação da água da chuva para uso nas descargas e áreas comuns é uma alternativa de aproveitar o que literalmente cai do céu. Ela é captada por tubulações específicas e em seguida é reservada em um local especialmente destinado para isso, como uma caixa d’água.

Energia: LED, iluminação natural e painéis solares

Economia na conta de energia e aproveitamento de um dos nossos maiores recursos naturais são alguns dos motivos que tornam a energia solar tão favorável.

A presença de painéis solares se torna ainda mais benéfica quando aliada a outras soluções, como o uso de lâmpadas LED, que não só duram mais como são mais econômicas; o aproveitamento da luz natural durante o dia, com janelas amplas; o uso de sensores de presença em áreas comuns, como os corredores de acesso ao elevador.

Revestimento pastilhado

Prédios com revestimento pastilhado são mais sustentáveis por garantirem manutenções menos frequentes, já que se trata de um material mais resistente e duradouro.

O Residencial Saturno, empreendimento da NIMA que será entregue no primeiro semestre de 2022, conta com tudo isso e muito mais.

Pensado de forma sustentável desde o princípio, o reaproveitamento de recursos naturais e o uso de materiais mais resistentes são características que se somam a uma rotina mais limpa. O Saturno oferece dois bicicletários, localização central próxima de comércio, mercado e de um dos maiores centros universitários da região, a UFN. Conheça mais clicando aqui.