Quais as melhores formas de comprar um imóvel?

  • Nima
  • Condomínio
Quais as melhores formas de comprar um imóvel?

Tempo de leitura: 

3 minutos

Seja para morar ou para investir, comprar um imóvel é uma grande decisão na vida. Sair do aluguel é um sonho para muitos brasileiros, assim como ter um investimento seguro e que dê retorno financeiro. Depois de muito planejar, chegou a hora de decidir qual o método de compra que mais se encaixa nas suas necessidades.

O que considerar na hora de comprar

Antes de comprar, é importante se atentar a alguns passos. Comece pesquisando bastante até achar o imóvel que tem o perfil que você realmente procura, afinal, decisões precipitadas podem gerar problemas futuros. Separe alguns meses para fazer essa busca.

Para ajudar nessa pesquisa, nada melhor do que filtrar o que você procura: a localização ideal para você e sua família, a estrutura do imóvel, número de dormitórios, banheiros e até mesmo se o lugar permite o seu pet.

Agora que você já sabe o que procura e está mais próximo do seu imóvel próprio, chegou a hora de escolher a melhor forma de pagamento.

As principais formas de compra

As dúvidas são comuns na hora da compra, por isso separamos as principais formas de pagamento para que você tome uma decisão segura e que se enquadre na sua realidade.

Financiamento

O financiamento é uma das formas de compra mais comuns. Depois de algumas avaliações feitas pelos bancos, como o crédito e a renda do responsável pela compra, é possível parcelar a compra do seu imóvel de forma estendida, garantindo tempo e mensalidades mais baratas para quitar o seu novo lar.

Essa é uma das principais formas de pagamento para quem não quer comprometer o orçamento mensal da família.

Consórcio

O consórcio é uma maneira de não pagar juros e garante uma facilidade maior na compra, mas não é o indicado para quem tem urgência para se mudar.

Ele funciona como um sorteio ou leilão realizado a partir da divisão de grupos. Após pagar uma quantia fixa, você pode esperar até alguns anos para ser sorteado, receber o dinheiro e realizar a compra do seu imóvel.

Apesar do tempo incerto, há um limite para cada grupo, podendo chegar a até 15 anos de espera. Os sorteios e leilões são realizados mensalmente, e os encargos do crédito no valor contratado incluem taxas administrativas, fundo de reserva, seguros e correções monetárias.

Permuta

A permuta não é tão comum, mas vem se tornando cada vez mais presente no mercado imobiliário. Trata-se da troca de propriedades, como terrenos, casas, apartamentos e lotes. A negociação é flexível: mesmo que os bens não tenham valores iguais, a diferença pode ser compensada. A transferência é feita por escritura pública e tem como principal vantagem a não incidência do Imposto de Renda no caso de bens de mesmo valor.

À vista

As vantagens de comprar um imóvel à vista são várias, principalmente pelo poder de negociação, que deve ser muito bem aproveitado.

Com bons descontos e sem pagar juros, a compra à vista também facilita a entrega rápida do imóvel, mas é importante se atentar com os valores da documentação da propriedade e até mesmo da mudança. Um planejamento prévio garante uma compra mais tranquila.

Se você guardou apenas uma parte do valor para dar como entrada, a dica é optar por um consórcio para conseguir o restante. Não há taxa de juros e, com uma quantidade maior de capital, fica ainda mais fácil de ser premiado com um lance maior nos leilões.

Compra de imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta também é uma alternativa cheia de vantagens, e a maior delas é, com certeza, o valor abaixo do cobrado em imóveis já prontos para entrega.

Esse não é o tipo de investimento para quem tem pressa, mas para quem está com tempo e quer economizar. Buscar imóveis ainda em fase de construção é uma ótima opção, principalmente quando você compra com quem já tem experiência no mercado.

A NIMA atua há mais de 45 anos no mercado imobiliário de Santa Maria, oferecendo imóveis na planta com a confiança de quem sabe o que faz. Conheça o Residencial Saturno, nosso último empreendimento, com entrega prevista para maio de 2022. Com 1 e 2 dormitórios, o Saturno é um investimento certo e perfeito para morar.

Conheça o Residencial Saturno, nosso último empreendimento, com entrega prevista para maio de 2022. Com 1 e 2 dormitórios, o Saturno é um investimento certo e perfeito para morar.